ketelynemdubai

Amigos, esse blog é para contar um pouquinho da minha (nossa, na verdade, Re e minha) nova experiencia para vcs !

E Dubai é isso mesmo que mostrou o Globo Reporter? 28/05/2012

Você viu o Globo Reporter sobre Dubai na última sexta (25 de maio)? Pois bem, parecia que que esse globo reporter ia ser sobre a nossa vida, porque todo mundo nos avisou que ia passar, hahahaha … email, mensagem no celular, facebook, pelo jeito foi a maior repercussão ! Então achei que era bacana assistir e comentar com vcs a minha visão, de quem já está morando aqui por quase 1 ano, sobre o que foi mostrado.
Se vc ainda não viu, faz uma pausa ai e acessa o link : http://www.youtube.com/watch?v=cSKqvOiYXb8&feature=youtube_gdata_player

Pra começar, eu achei que o documentário ficou incrível ! E vendo algo assim eu lembro como é maravilhoso e lindo o lugar onde moramos hoje … e é assim mesmo viu, acho que quase tudo que eles mostram e comentam é bem a realidade, apesar de qdo a gente olha, de fora, parece mentira… tudo mto luxuoso, novo, moderno, DEMAIS!

Uma das minhas fotos favoritas daqui

Mas achei mto legal tbem eles mostrarem a parte pobre, porque é uma parte bem triste mas bem real … claro que para construir toda essa cidade é preciso de muita mão de obra, vindo de países mto pobres, que moram em condições muito precárias. Ainda tem uma parte ainda pior do que a mostrada pelo documentário, que eu queria explicar pra vcs:

Funciona assim … os donos de construtoras, na sua absoluta maioria emiratis (nascidos nos Emirados, locais como nós chamamos aqui) contratam agencias em paises pobres tipo india, filipinas, etc e agenciam para trazer pra Dubai mil homens para trabalhar em uma obra de um prédio. Eles vem com um contrato que os permite voltar apenas quando a obra é terminada, o que leva de 2 a 3 anos. Eles moram em alojamentos, recebem todas as refeições diárias e trabalham 6 dias por semana em troca de um salário. As obras em Dubai são 24 horas (e é por isso que eles sobrem um prédio de 84 andares, por exemplo, como o que eu moro, em menos de 2 anos) e eles trabalham em turnos, trazidos dos bairros mais afastados para as obras diariamente. Até ai, pra grande maioria, apesar da condição extremamente precária, é melhor do que eles tem em seu pais de origem. Porém existem muitos casos aqui muito mais grave.

O que aconteceu com a crise em 2008 é que várias das obras, principalmente em regiões mais afastadas, foram interrompidas … Por exemplo, eles fizeram um projeto de um condomínio de luxo a uns 45 minutos de Dubai, como se fosse um Alphaville (pra fazer uma comparação para os paulistas). Porém, com a crise, os europeus e americanos, que iam comprar as casas do condomínio não compraram. E eles pararam as obras (agora estão esqueletos de casas inacabados por lá) … mas todos os indianos que estavam nas obras foram despedidos … Vc pode estar pensando, poxa, que droga, eles vão voltar pra índia? Não, eles não vão, por 2 motivos: 1) normalmente todo o dinheiro que eles ganham durante as obras eles mandam direto pra família que ficou na india, então eles nao tem dinheiro pra comprar nem a passagem de volta … e 2) o motivo mais absurdo, porque eles ficaram sem passaporte !!! Com o abandono das obras, a empresa pra qual eles trabalhavam fechou e toda a documentação que estava retida foi perdida !! Sim, é um absurdo, eu sei, mas aconteceu com várias empresas aqui … e o embaixada da Índia, apesar de estar tentando ajudar, esta a passos de tartaruga … e eu estou falando de 7, 8 mil pessoas “presas”  no pais, sem trabalho, sem dinheiro e sem passaporte. Eles todos moram em acampamentos e vivem de doações … eu faço parte de um trabalho voluntário (chama adopt a camp, olha lá no meu facebook se vc quiser conhecer mais sobre o assunto) que ajuda esse pessoal, mas é uma realidade mto triste num pais tão rico e tão impressionante …

Labor Camp em Dubai

Mas voltando ao documentário, eu posso dizer que eu já vi e fiz tudo que foi mostrado menos 2 coisas: 1) eu nunca fiquei hospedada no Burj al Arab (porém eu já fui comer lá 3 vezes e conheci todo o hotel por dentro, segue umas fotinhos ai embaixo. Só pro curiosidade, uma diária nesse hotel custa a partir de R$ 2,5mil, mas inclui uma Mercedes para te buscar no aeroporto, massagem, e café no quarto …

Dentro do Burj al Arab (eu pequenininha comparada com a imensidão desse lobby)

A vista do Burj al Arab

A vista do Burj al Arab, como a dos quartos

Alguma das fontes dentro do Burj

Banheiro masculino do Burj al Arab (essa a Gloria Maria não mostrou né?)

Uma das mesas do restaurante … mto bom gosto e mto gosto bom, hehehe

E a segunda coisa é o Bar de Gelo, rs … ainda não fui conhecer, mesmo porque o que eu adoro aqui é o calor né? Mas vou colocar na lista de coisas por fazer e conto pra vcs… imagino que seja parecido com o do México, mas vamos ver.

Algumas correções/comentários :
Ilha do Mundo – Sim, as obras estão inacabadas em algumas ilhas como eles comentam, mas já existem algumas ilhas prontas que já estão recebendo visitas desde o começo de Maio … Não, ainda não fomos, mas com certeza logo mais vamos fazer esse passeio.
Casar com um árabe … essa brasileira é 1 em 1 trilhão, hahahahah … deve ser uma família mto moderna, como eu nunca vi aqui … é mto difícil ver casos de estrangeiras casadas com locais. É mais comum vê-las casadas com árabes de outras regiões (como Egito, Marrocos, Líbano, etc) mas a grande maioria se converte (se já não for) para a religião muçulmana e segue os costumes da família do marido. E sim, como eles comentaram, por lei eles podem casar com até 4 mulheres e o que eles não comentaram é que se eles se divorciarem, são os maridos que escolhem com quem ficará os filhos (que na grande maioria da vezes são com eles, e as esposas devem voltar ao pais de origem sozinhas). Glamuroso receber dotes e joias, mas na vida real é uma situação mto mto complicada.

E pra fechar eu queria parafrasear duas cotações que eu achei que definem mto bem Dubai : “Tudo aqui é superlativo !!! ” Sim, tudo eles querem que seja o maior, o com mais brilho, o mais bonito, como eu sempre conto pra vcs, rs mas a melhor coisas aqui pra mim é o que comenta a garota que trabalha no Burj al Arab : “Luxo pra mim é segurança !” Como eu sempre falo, aqui não existe crime, tudo é super seguro e isso faz muita diferença no nosso dia a dia …

Ah, e por último, eu e o Falcão, que foi treinado igual mostraram no finalzinho do documentário … Realmente um trabalho bem legal feito pela Globo … mas claro, faltou muita coisa, por que é uma cidade com muita coisa pra se resumir em 45 minutos, mas ai vcs vêem ao vivo qdo vierem me visitar né?

Vivendo perigosamente com o Falcão a 2 cms do meu olho, rs

Ahhh, um último comentário : o que foi essa Gloria Maria querendo subir no barco dos caras do Irã?? Sério, só eu achei um papelão ? Hahahahahah

Anúncios
 

3 Responses to “E Dubai é isso mesmo que mostrou o Globo Reporter?”

  1. Dani Says:

    Concordo com o papelão!! Chama um guindaste!
    Bjok!

  2. Bruna Says:

    Ola, td bem?
    Vc poderia me da informaçoes sobre esse ”adopt a camp”? Moro em Abu dhabi e tenho interesse em saber como funciona e até ajudar…

  3. Lino Rocha Says:

    Sou um ex-andarilho e estou preparado para ir a Dubai nesse ano de 2014, gostaria de conhece-la durante minha estadia em Dubai, estarei indo para finalizar meu livro. cujo titulo é “De andarilho à Dubai”
    abs; Lino Rocha


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s