ketelynemdubai

Amigos, esse blog é para contar um pouquinho da minha (nossa, na verdade, Re e minha) nova experiencia para vcs !

Como é que funciona em Dubai ??? 5 perguntas que não querem se calar … 05/07/2012

É pique, é pique, é pique, é pique … É hora, é hora, É hora, é hora, é hora, Ra-ti-bum, PARABÉNS!!!!!!
Primeiro, sim, é pique e não big porque eu sou paulista e não carioca ! E o parabéns é que ontem fez exatamente um ano que Dubai recebeu essa ilustre pessoa… Pois é, um ano passou voando (que clichê essa frase né? rs) mas o importante é que eu aproveitei cada minutinho desse experiência incrível ! Eu ia publicar esse post ontem, mas o Corinthians dominou o facebook … Mas ok, como boa corinthiana, eu tbém estava na comemoração !!!

 

Kete árabe

Kete árabe

E hoje, nesse clima de festa (libertadores invictos, 1 ano de Dubai…) eu queria aproveitar pra responder umas perguntas que toda hora alguém me faz … então o post vai ser diferente, vai ser um “bate bola” pra dúvidas do povo  …

Como é que funciona ?

1)  Eu tenho que me vestir diferente se eu vou visitar Dubai?
Tem mil estórias sobre esse tópico, mas na grande maioria, tudo equivocadas … Aqui se usa roupa normal, como em qualquer outro lugar do mundo … Aqui se usa biquíni (não topless), se usa mini saia, bermuda, regata, chinelo e qq outra coisa que vc quiser … ninguém vai te abordar na rua e mandar vc se vestir ! Mas é claro que se você for visitar uma das mesquitas, que é o lugar mais sagrado pra eles, vc PRECISA ter bom senso e se vestir adequadamente, assim como se vc for visitar o Vaticano … então não, nem turista, nem estrangeiro que mora aqui precisa cobrir cabelo, usar abaya, nada disso, mas acho que bom senso cai super bem em qq lugar né? Se vc é mulher fruta e tem como objetivo de carreira ser paniquete, aqui não é o lugar …  Se o objetivo é ser periguete vai pra Ibiza, não Dubai, rs.

Dentro do shopping em Dubai (Mall of Emirates)

Dentro do shopping em Dubai (Mall of Emirates)

2) É verdade que eles cortam a mão de quem rouba?
As leis aqui são super mega rígidas e, acredito eu, que por conta disso, Dubai é um dos lugares com menor índice de violência e roubo. Eu nunca vi ninguém maneta, mas eu não duvido. Se vc é pego roubando em flagrante vc vai preso sem direito a defesa e além de cumprir a pena na cadeia, é extraditado ao seu pais de origem. As regras são tão rígidas que por exemplo, se vc for pego dirigindo após ingerir bebida alcoólica (e aqui não tem nenhuma tolerância, nem 1, nem 1/2 latinha de cerveja) você vai preso automaticamente (mínimo 1 mês de cadeia) e dependendo do nível alcoólico, vc é enviado da cadeia direto ao seu pais de origem, sem nem discussão. Se você é aquele tipo de pessoa que presa por uma vida tranqüila, segura e tudo dentro das regras, é sensacional … mas se o seu lema é “vamos dar um jeitinho brasileiro”, mensalão e “vc sabe quem é o meu pai” aqui não é o lugar.

3)  É verdade que o povo deixa o carro ligado no estacionamento com o ar condicionado ligado ?
É ! Por 4 motivos: 1) Qdo é calor aqui realmente o carro fica mto quente, 2) A gasolina aqui é 1/3 do preço no Brasil  3) Aqui é tão seguro que nada vai acontecer com o seu carro e 4) quem faz isso não tá nem ai pra poluição/planeta … Não estou apoiando, estou apenas comentando que isso acontece sim.

4) O que acontece qdo é hora deles rezarem?
A religião muçulmana prega que eles devem rezar 5 vezes ao dia. E normalmente as mesquitas anunciam o horario das rezas. Se vc estiver na rua por exemplo ou no shopping, e escutar, vc verá que eles se dirigem aos quartos de rezas ou as mesquitas … pra vc, não muda nada … eles não fecham nenhuma loja, restaurante, nada disso em Dubai (como é comum em alguns paises mais conservadores) … se vc estiver num taxi e ele for muçulmano, eles normalmente ficam em silêncio por alguns minutos e é isso … sem maiores dramas.

 

Muçulmanos rezando

Muçulmanos rezando

5) Se eu for gay eu posso visitar Dubai?
Pois bem, a religião muçulmana é mto conservadora (de novo, não to dizendo que eu concordo, estou apenas explicando como funciona) e eles não aceitam homossexualismo. Porém o que não é aceito é morar com alguém do mesmo sexo em Dubai, ou legalizar união. Se vc for apenas visitar, não existe nenhum problema, desde que vc respeite o conservadorismo e se porte de uma maneira mais contida. Esse negócio de que expulsam gays é sensacionalismo da mídia … eu tenho amigos gays que moram em Dubai sem nenhum problema.

 

Eu ainda tenho muitas perguntas pra responder, mas vou parar por aqui e farei uma “fase II” no próximo post.

Mas eu queria encerrar contando uma estória, de como as pessoas, as criações e as fanatismo religioso são diferentes. Eu conheci um egípcio. Um cara normal, trabalha a muitos anos na IBM, super viajado, já morou nos Estados Unidos, casado com 3 filhos, super estudado, alguém que vc espera ter a mente aberta. Até que eu estou conversando com ele e ele me conta que ele não vê problema em matar uma pessoa.  Oi??? Uma pausa ai, matar, tipo, tirar a vida? Pois bem, ele me disse assim: “que acredita que por exemplo, roubar é mto pior que matar … porque ninguém tem motivo real pra roubar, se você está com fome, por exemplo, vc pode pedir comida e não roubar. Mas matar, se alguém ameaçar a sua vida ou a da sua família, vc pode matar sem problemas … ou se for uma guerra … por exemplo, se o Egito entrar em guerra o que vc acha que eu vou fazer?” (eu pensei, ficar escondido em Dubai? rs, mas não arrisquei fazer esse comentário, rs”) … ele continuou: “eu largo minha família aqui em Dubai e vou lutar até a morte pelo meu pais” … E ele continuou: “uma vez estava viajando com a minha esposa e um homem entrou na nossa cabana (sei lá onde eles estavam, rs) para tentar nos roubar … infelizmente ele saiu correndo mas se eu tivesse alcançado, eu teria matado.”

Bom, eu encerrei o assunto torcendo pra continuar amiga dele, rs … não, brincadeiras a parte, sem julgar, mas eu acho incrível como alguém realmente é patriota e acredita em alguns ensinamentos (que segundo ele estão no alcorão, livro sagrado do islamismo) ao ponto do radicalismo … Ele é daquele tipo de cara que aprova o que o Bin Laden fez e ainda se orgulha em dizer que a maior parte do comite da Al-Qaedasão egípcios …
Sem mais :S

 

Achmed & Bin Laden

Achmed & Bin Laden

Anúncios
 

2 Responses to “Como é que funciona em Dubai ??? 5 perguntas que não querem se calar …”

  1. Cristina Says:

    Ketelyn,
    Adorei seu blog! To adorando conhecer
    Dubai por voce!
    Tenho inveja – no bom sentido – pois não sei se teria coragem de mudar para outro pais e deixar a familia pra trás.
    Felicidades e sucesso pra voce e seu marido!

    • Silvio Filho Says:

      Ketelyn,
      Sou gay e tenho trejeitos, mesmo eu vestindo burca, vc saberia que sou gay! rs. Como o estou numa carreira com projeção internacional, gostaria muito, de um dia, executar um projeto em Dubai. Confesso que sempre tenho um medinho de sei lá algo aconteceu. Lendo seu blog fiquei um pouco mais calmo, mas também mais curioso ainda. Enfim, já estou pesquisando sobre o assunto e gostaria de expressar aqui meus agradecimentos por essa forma gostosa, divertida e consistente pela qual você descreve Dubai. Espero que você continue postando. Tenho uma perguntinha um pouco ousada, mas vamos lá! Por favor responde se puder. Os caras gays em Dubai, quero dizer nativo, tem tendências mais viris ou mais fêmeas? Meu e-mail é projetosilvio@hotmail.com Amei seu blog!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s